quinta-feira, 21 de abril de 2016

Rubrica "Á mesa com..." #12

O meu computador anda a dar as últimas, desliga se a cada 10 minutos. É impossível fazer alguma coisa nele. Enquanto não fica bom vou tentar vir aqui através do telemóvel. Por isso se os posts não estiverem tão direitinhos tenho desculpa :)

Queria ter publicado a rubrica na sexta-feira, mas foi me impossível. Venho deixar vos hoje com um blogue que gosto muito. Receitas simples e muito boas. Adorei. :)






A entrevistada de hoje é a Bárbara do blogue Receitas e Truques da Clarinha. 






Nome: Bárbara Clara Brito


Como surgiu o blog na tua vida?
O meu blogue surgiu por brincadeira. Em finais 2010 resolvi mudar a minha alimentação de modo a conseguir “enterrar” o meu excesso de peso.
Como sou muito criativa inventava e recriava mil e uma coisas diferentes.
Amigas e colegas que queriam também mudar a sua alimentação perguntavam-me como fazia isto, aquilo… Assim criei o meu blogue para quem quisesse aceder as receitas ter, sem me ter de ligar ou mandar sms. De uma brincadeira surgiu o meu cantinho aonde dou-me a conhecer e partilho as minhas receitas originais.

Quantos anos tem o Blog?
Tem 3 anos e 9 messes. :-) Nasceu no dia 14 de Junho de 2012.


De que maneira ele mudou a tua vida?
 Muito. Já fazia a ementa mas sempre com as mesmas receitas. Com o nascimento do blogue, comecei a pesquisar receitas, estilos de vida diferentes e sendo assim é necessário haver uma pré-pesquisa antes de realizar uma ou outra receita.

Tens pagina nas redes sociais?
Sim.

Quais?

Qual o prato favorito?
Massas e cogumelos. Adoro cogumelos

Qual o prato que detestas?
Nenhum. Gosto de tudo um pouco, claro que existem coisas que gosto menos mas como, por exemplo, couves-de-bruxelas.

Preferes cozinhar doces ou salgados?
Adoro cozinhar seja doce ou salgado mas os salgados “nascem” mais facilmente. :-)

Tens algum alimento que não comes nem por nada?
Que me lembre, não...

Tens alguma comida que dizes não gostar porem nunca experimentaste?
Não, que me lembre não. Adoro experimentar coisas novas.

Tens algum site ou canal que te inspire a cozinhar?
Vejo alguns programas do 24 kitchen: adoro a comida caseira de James Martin, o prato do dia, etc e o masterchef da Austrália.
Vejo e sigo alguns blogues e quando vejo algo que me inspire levo comigo para os meus caderninhos (já vou no 4). Lá faço as minhas alterações.
E claro em revistas e livros de culinária, tenho imensos.

Qual o alimento que detestas?
Não tenho ou ainda não descobri.

Qual o alimento que adoras?
Cogumelos.

Preferes um doce ou um salgado?
Prefiro salgado.

Qual o prato que mais prazer te deu a cozinhar?
Essa pergunta é difícil de responder mas talvez o pão de caril recheado. Algo bem diferente e original que ficou delicioso. A falar nisso tenho que repetir a experiência.

Que receita gostavas que fizesse da tua pagina? Doce ou salgado?
Salgado sem dúvida. Deixo ao teu critério. :-)


----------


Ao tempo que andava para experimentar fazer este tipo de pão cá em casa e quando vi esta receita foi logo a que escolhi. Apesar de ficar com mais 1 em lista de espera para testar. E ainda fiz o bolo mármore também. Como vos digo é impossível ficar só por uma receita :)



Pão de Leite



Ingredientes:

- 2 ovos
- 2 colheres de sopa de açúcar
- ½ colher de sopa de sal
- 15 gramas de fermento fresco
- 40 ml de óleo
- 1 colher rasa sopa de manteiga
- 600 gramas de farinha de trigo
- 250 ml de leite



Preparação:


- Aqueça o leite até este ficar morno.

- Bata os ingredientes todos, menos a farinha.

- Vá acrescentando a farinha, amassando até esta desgrudar das mãos.

- Divida a massa em porções e dê a forma de bola.

- Cubra com um pano e deixe a massa levedar até esta ficar mais ao menos o dobro do tamanho inicial.

- Pincele com um pouco de leite e leve a cozer em forno a 200ºC até dourar a superfície.




Espero que gostem.

Ate á proximo post. ( Se não me virem tanto por aqui é porque o pc foi para arranjo )

10 comentários:

  1. Este blogue também gosto e sigo! :)
    Esses pães de leite estão tão bonitos e apetitosos, e eu que gosto tanto fiquei com vontade de comer um! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  2. Que lindos que ficaram esses paezinhos e parecem ter ficado bem fofos ^_^
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Olá, Telma

    Adorei fazer esse pãozinho de leite com os meus alunos. Fica bem fofinho.

    Beijinhos,
    Clarinha

    ResponderEliminar
  4. Antes de mais dixa-me dizer que a Clarinha é uma mulher lindíssima e que a foto está espetacular! Sigo o blog dela já há não sei quanto tempo, apresenta-nos sempre coisas muito apetitosas e acho que ela é uma mulher cheia de força que luta pelos seus objetivos! Esses pãezinhos agora fizeram-me suspirar pois parecem mesmo os que comia ao lanche na escola quando andava no ciclo! Que boas memórias! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma mulher cheia de força e uma simpatia :) Sao mesmo bons e fofinhos estes pãezinhos :) Beijinhos

      Eliminar